quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A Cidade do Sol


 Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Uma história triste, mas é uma história que nos faz refletir os valores da vida. Khaled usou esse livro para nos mostrar uma realidade que não conhecíamos, e o livro ficou simplesmente surpreendente.
A coragem de Marian a se submeter a uma prisão pela Laila e até mesmo ser espancada para fugir é indiscutível e com certeza um dos momentos mais marcantes da trama, mais o que mais me agrada nesse livro é a questão da ousadia de Khaled de mostrar nesse livro o que muitos não tem coragem de admitir, que ainda em alguns lugares mulheres são tratadas dessa forma.
Em "Cidade do Sol" Khaled supera todas as expectativas produzidas desde "O Caçador de Pipas", trazendo para seus leitores uma história muito mais emocionante criativa e ousada. Só mesmo ele para trazer a realidade de alguns lugares de uma forma tão perfeita de se ler, uma forma de ser escrita que prende o leitor e surpreende a cada novo capítulo, e trazendo emoções cada vez maiores até o final do livro.
Esse é o tipo de livro que você lê e pensa em mil maneiras de nunca esquece-lo, que você não quer deixar jogado na estante se enchendo de pó, você quer guarda-lo bem e encapa-lo, quer que todos saibam que você leu um livro tão perfeito.
Definitivamente inesquecível, um livro para recordar e tirar lições, que valeu a pena cada frase lida. Eu mais que recomendo, acho que todos deveriam ter a oportunidade de ler essa obra fantástica que emocionou milhões de leitores no mundo...Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sua leitura também! Obrigado.